Brazilian Wrestling Federation
A Brazilian Wrestling Federation (BWF) é uma promoção de wrestling profissional brasileira, reconhecida nacionalmente como a maior da país. A empresa atualmente mantém dois programas de televisão semanais, sendo o BWF Combate seu programa de entrevistas, exibido nos sábados à tarde pela AllTV, e o BWF Telecatch o principal, com a realização dos combates dos eventos da promoção.
História
A BWF foi fundada em 2002 por Bob Júnior, com o intuito de resgatar o wrestling profissional no Brasil, visto que desde a falência da Gigantes do Ringue, nenhuma empresa mais realizava tal arte profissionalmente. A primeira realização de um combate televisivo foi feito em 2009, e no ano de 2012 o BWF Telecatch passou a ser exibido pela NET Cidade, no canal 20 da Net Serviços de Comunicação, sendo que seus shows também são transmitidos através do site oficial e do canal no YouTube. Seus narradores são Renato Dias e Marcos Amaral.A maior exposição da Brazilian Wrestling Federation na mídia ocorreu no ano de 2011, quando a mesma participou do programa Qual é o Seu Talento?, do canal de televisão SBT, por três oportunidades. Nas duas primeiras foi aprovada, quando apresentou os combates entre Max Miller vs. Pirata Alma Negra, e Bia vs. Caveira Killinger Na terceira, porém, a jurada da competição Cyz acabou reprovando o combate entre Max Miller vs. Beto Anjo Loiro vs. Xandão e o show foi eliminado do torneio. A BWF também foi noticiada através do programa de televisão Esporte Fantástico, da Rede Record, na qual acolheu uma jovem chamada Giovana Chiarelli, que possuía uma doença que a impedia de caminhar, para iniciar uma trajetória nos ringues.[5] Além disso, a BWF já foi noticiada no iG, no CPlay, no Esporte Interativo, no Portal Terra, no G1, na Revista Veja, no Câmera Record, na SportV, no Programa do Gugu, no O Melhor do Brasil e participou do programa Cante se Puder do SBT.
Pouco tempo após a exibição da BWF no SBT, o lutador Pirata Alma Negra, considerado como um dos melhores da empresa e até então Campeão Terremoto, veio a falecer no dia 21 de setembro de 2012, vítima de complicações decorrentes de um acidente sofrido enquanto gravava comerciais em um ringue da empresa. Após a sua morte, o título foi aposentado, e várias homenagens e tributos à ele foram veiculados.
A BWF também fez história ao ser a primeira empresa brasileira a ceder um lutador para atuar fora do país. A "Diva" Bia atuou sob o nome Bianca em uma luta da Combat Zone Wrestling (CZW) em 2003, ao lado de Sabian, contra Joker e Mercedes Martinez.Além disso, desde 2012, a BWF é um dos palcos do Torneio Sul-Americano de Luta Livre, sendo que no seu primeiro ano trouxe lutadores como Super Crazy e Zumbi, e para 2013 já anunciou a participação de estrelas como Kenta Kobashi, Eddie Edwards e outros. A BWF participa seguidamente da Virada Cultural, que acontece todo ano na cidade de São Paulo.
Os lutadores são divididos nas categorias "Lutadores masculinos", "Masters" e "Divas", sendo que a empresa utiliza de um ranking para computar pontos, similar a um torneio.
Videos